quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Super-herói brasileiro

Antes de qualquer coisa, você viu Tropa de Elite 2?
Não? - Vá!
Sim? - Veja de novo!

Vendo esse filme e comparando com os fatos que nos são divulgados todos os dias sobre política podemos dizer que precisamos de muitas pessoas como o personagem interpretado pelo ator Wagner Moura, Capitão Nascimento. Isso porque os vilões estão por ai, a solta, mas hérois são poucos os que aparecem.

Ai você vem e me pergunta, mas por que chamar de herói? Ele não voa, não tem visão de raio-x ou superforça, como pode ser herói?

"Agora o inimigo é outro"


Veja essa definição do wikipedia:
O objetivo dos Super-heróis é, geralmente, a defesa do bem, da paz, o combate ao crime, tomando para si a responsabilidade de ser protagonista na luta do bem contra o mal.
Justamente o que o Capitão Nascimento faz durante o filme, toma para si essa responsabilidade e, como em muitos gibis, acaba colocando sua vida e a daqueles proximos a ele em risco.

Agora, o quão ficção é isso?

Você já tentou lutar contra o sistema, como ele faz no filme ou conhece alguem que já tentou/faz isso?
Tente pesquisar um pouco e afirmo que chegará a uma conclusão que é realmente uma tarefa muito dificil de ser completada.

Diante dessa situação e com nem tantos heróis assim, recai sobre nós a responsabilidade de lutar contra aqueles que tendem a usar do sistema para benefício próprio, para a corrupção.
Na democracia, o poder é do povo ("demo+kratos = Povo+Poder"), você tem usado o seu poder?
"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades."

1 Comentário:

Rodrigo disse...

É isso, Luciano! Precisamos de novos heróis que lutem de uma forma diferente por aquilo em que acreditamos (e isso também não tem mais que ser o bem contra o mal).
Quando tinha 20 anos, admirava o Asterix pela sua capacidade de resistir.
Hoje, não tenho uma figura que personifique isso (e acho que isso é parte do meu processo), mas procuro quem assume o seu papel, veste os seus sapatos e oferece o que tem de melhor por aquilo que acredita.
Vou humildemente, procurando o meu caminho.
Abração!

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO