segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Controle aquilo que é seu!

Você já ouviu falar sobre Democracia Participativa?
Bom, recorri ao nosso velho amigo Wikipedia para nos dizer, sucintamente, do que se trata esse termo:

O regime da democracia participativa é um regime onde se pretende que existam efetivos mecanismos de controle da sociedade civil sob a administração pública, não se reduzindo o papel democrático apenas ao voto, mas também estendendo a democracia para o esfera social.
 Ok, vamos traduzir isso agora!



Os tais mecanismos mencionados acima são, bem resumidamente, os conselhos gestores de política públicas, como: Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Saúde, Conselho de Educação e o Conselho de Juventude !

Esses conselhos são espaços que têm por objetivo gerar o diálogo entre sociedade civil (ONGs e cidadãos) e poder público (pessoas que representam o governo), dessa forma analisando e gerando propostas de melhorias para o que acontece ou deixa de acontecer na cidade, estado, país.

Hum... pensando bem, era pra ser assim. Infelizmente, em boa parte do nosso país, os conselhos estão nas mãos do governo e em certos lugares nas de ONGs que acabam tomando o espaço, que deveria ser público, para si.

Resultado, o conselho acaba que não exercendo o seu papel de controle, fiscalização e proposição e quem sai perdendo no final é a sociedade que não tem o seu dinheiro (impostos) bem empregados em políticas que beneficiem a todos.

Opa, mas isso tem solução:

Faça a sua parte!

Procure saber a quantas andam os conselhos da sua cidade, pergunte o que eles têm feito nos últimos meses e o que pretendem fazer em prol da cidade daqui pra frente, aproveite pra opinar, você tem direito ( na minha opinião o dever) de fazer isso!

Afinal os espaços foram feitos para serem ocupados, se as pessoas de bem não o fazem, com certeza terá um oportunista para tomá-los !

Portanto fique esperto e não deixe roubarem de nós o pouco que nos resta da nossa democracia!

3 Comentários:

Unknown disse...

Luciano sempre esperto com suas postagem;

Estou de acordo com sua Idéia de Democracia Participativa só que existe um grande porem nisso tudo, sim o Conselho Municipal da minha cidade está totalmente de cabeça pra baixo uma super sujeira à agua ta rolando lá pro lado errado cerca de 7 milhões de reais são aprovados nas plenárias deles e sim o poder publico domina a sociedade civil ai vira festa.
Faz um bom tempo que isso acontece bem antes de entrar na militância já avia essas coisas.

Agora pergunto pra vc como posso acabar com isso denuncia no MP é preciso de alguma fundação para entra com a denuncia (detalhe eles escondem as sujeiras)o poder judiciário do Brasil é lamentável poucos se atentam a ajudar, o poder publico está totalmente sujo pelo menos aqui em são paulo sim, a pro pia sociedade civil aprendeu com o tempo a se 'home-ti' contra o governo e os poucos que vão pro enfrentamento batem a cara contra o muro pois o Estado tem a maquina publica do dinheiro $$.

Agora penso que sim temos q freqüentar os espaços e enfrentar tudo isso só quero puxar um debate aonde possamos encontro um novo jeito de repugnar o que ta imposto para nós.

por que citei só o Conselho daqui mas sei também q em cidade pequenas nem existe ficam coisas no papel e conselheiros que nem sabem o que tem que fazer e não podemos de esquecer dos conselhos Estaduais e Nacionais que continuam com aquela política errada de que vem de cima pra baixo e também toda a sujeira interna é claro.


abraços Luciano

Dragonfly Mistery disse...

Concordo plenamente com seu amigo Pedro.

Você nos diz o que é Democracia Participativa,
agora nos ensina como e onde agir, pois eles
são mais poderosos do que nós.

Além disto, o cidadão não está muito ligado no
que acontece, reclama, vai levando e não age.

Beijosssssss

Unknown disse...

Pedro e Dragonfly(?),
Como alertei no post há muitos lugares em que o poder público ou mesmo ONGs de "tradição" dominam conselhos.

Vocês me perguntam, o que fazer?
Se eles ocuparam o espaço é porque ele, em primeiro lugar, estava vazio!

O primeiro passo é alertar amigos, organizações e todos aqueles a quem interessem as políticas públicas do conselho.

Como por exemplo um de criança e adolescentes.
Se ele não funciona, alerte as entidades, adolescentes, crianças e leve todos para cobrar em reuniões do conselho.

Não deu certo?

Reuna todo mundo que está se sentindo lesado, avaliem onde o conselho está falhando e denuncie aos vereadores!

Lembremos que se eles são poderosos, é porque nós permitimos sendo passivos, apenas o fato de não fazer nada, já os fortalecem.

Então é chegada a hora de tomar esse poder para quem realmente pertence na democracia... o povo!
Abs!!

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO