domingo, 10 de outubro de 2010

Valor da Cultura e da Arte

Muitos, senão todos, colocam a educação como solução para os problemas do país.

Mas hoje quero apresentar outro salvador, que chega em locais que por muitas vezes a educação como conhecemos (jesuíta que coloca o aluno como mero espectador) mesmo que chegasse, não seria bem recebida. Estou falando da Cultura e da Arte.

Projeto AfroReggae em Vigário Geral

A cultura e a arte tem uma linguagem diferente, um apelo diferente, ambas têm um atrativo que, infelizmente, nossa educação não tem.
Vamos pegar o exemplo do projeto AfroReggae apartir de sua Visão:

O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a auto-estima de jovens das camadas populares.
 
E é realmente o que eles fazem, apresentam os instrumentos aos jovens e com um pouco de ajuda dos instrutores, os meninos e meninas "invisiveis" se descobrem como pessoas com talento.
 
Agora você vem e me pergunta, e ai?
Se reconhecer enquanto pessoa é o primeiro passo para que tenhamos cada vez mais cidadãos!
Antes essas pessoas eram desacreditadas, sem intenção nenhuma de futuro, mas agora a realidade muda, é transformada, pela arte e cultura.
 
Lindo, correto?
Infelizmente nem para todos se analisarmos como a cultura é tratada por orgãos do governo.
 
Em nível federal por exemplo, a cultura tem uma "incrível" parcela de 0,07%* do orçamento da união.
 
O que não muda quando olhamos para os municípios, em muitos a cultura nem orçamento tem, é limitada a uma diretoria dentro da educação ou algo do tipo. Ainda assim, quando tem seu próprio espaço acaba se limitando em ser um orgão de entretenimento (festas, eventos...) ao invés de verdadeiramente cultura.
É claro que não podemos generalizar, mas dentro daquelas que conheço, são poucas as cidades que se destacam em dar o Valor a Cultura.
 
Veja, não estou defendendo que deixemos de tratar a educação como prioridade no país, estou colocando em destaque um tema que a maioria da população e o governo, de forma geral, deixam de lado.
Na verdade a arte e a cultura facilitam o acesso à educação, depois de motivados pela auto-valorização faz parte do crescimento do ser o conhecer e o saber, conquistados a partir da educação.

Espetáculo 3ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte
A cultura e a arte agem em vários niveis e de várias formas, temos é que dar a oportunidade para que isso aconteça!

*Existe um Projeto de Emenda Constitucional tramitando no congresso nacional (PEC 150/03) que aumenta dos atuais 0,07% (aprox.)  para 2%. Leia uma matéria sobre em blogAcesso

2 Comentários:

Alucard disse...

Aqui em Sorocaba pode-ser dizer que a prefeitura investe muito em cultura, tanto em eventos, quanto em oficinas, cursos e tantas coisas que são de fácil acesso e gratuítas, em sua maioria das vezes. Temos a agenda cultural mensal que pode ser vista em todas as escolas, diversos bares da cidade e que também está disponível online. Além disso, tem os eventos que o Sesc organiza, que trás granges artistas para Sorocaba a um preço muito acessível, várias palestras e oficinas gratuitas também. Sem falar no projeto de Lei que está e Sorocaba a muito tempo e é pouco conhecido, o Linc, que vem ajudando em muito os artistas sem suporte para por em prática seus projetos. Acho que o que rola por aqui mesmo, em Sorocaba, é falta de interesse de ir atrás, porque temos muita coisa boa para se ver e fazer todos os dias!

Nathalie Palácio disse...

Falou muito bem!
Mostrar a cultura sob forma de apresentação, em que as pessoas possam apreciar uma arte não deixa de ter seu valor, mas apoiar causas para que se aprenda, se envolva com uma causa, isso, sim, traz modificações, e modificações profundas!
Meu namorado trabalha no Ministério da Educação e Cultura em uma cidade do interior de Rio, e convive diariamente com projetos assim!
Deve trazer muita satisfação!
Parabéns pelo blog... já está favoritado!
Um beijo!

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO