quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que é ser Jovem?


Para uma questão de respeito de gênero, tudo aquilo que se ler no masculino, leia-se também no feminino, como: o jovem/a jovem
#Hashtag: #2ConfJuv
Sempre nos deparamos com perguntas, muitas vezes temos repostas na ponta da língua e, por outras, ficamos tão assustados com a imensidão do questionamento que congelamos e achamos que somos incapazes de responder ou resolver certa questão.
Quando eu me pergunto o que é ser jovem, tenho que considerar uma série de questões e que essa pergunta pode ser respondida a partir de uma série de pontos de referência, vamos considerar que o nosso será o  de Políticas Públicas de Juventude.
Mas vamos preparar o terreno antes de continuar a conversa.
Política Pública é aquela que visa o bem comum. 
Bem comum, por se tratar do bem coletivo, deve ser construído a partir do levantamento de necessidades de todos.
Dito isso, Política Pública de Juventude é aquela que busque atender as demandas de todos os jovens.
E agora de volta a nossa pergunta inicial, quem é esse jovem e o que ele quer?
São considerados jovens no Brasil todos aqueles que têm entre 15 e 29 anos e só em 2010 foi incluído, depois de muita luta e mobilização, o termo “juventude” na Constituição Federal brasileira. Ou seja, até pouco tempo, legalmente, juventude não existia em nosso país. Veja, com esse exemplo já podemos entender que a juventude brasileira “nasce” após uma luta que mobilizou o país todo, demonstrando uma das principais caracteristicas do “ser jovem”: Disposição em lutar pelo que é seu de direito, nesse caso em específico, existir.
Você provavelmente já ouviu em algum lugar que a juventude “é o futuro da nação”. Errado.
É justamente por causa desse pensamento que não se investe como devia nos jovens, as políticas destinadas aos jovens, em sua maioria, são nas áreas assistenciais, alocam os jovens junto a secretarias que têm que resolver “problemas sociais”.
Jovens de Portugal protestando contra a falta de empregos
Juventude é um tema transversal, passa por tudo. Temos jovens negros, brancos, mulatos, mulheres, que querem cultura, esporte, saúde, lazer, se preocupam com o meio ambiente, querem e precisam de educação, de qualidade e assim por diante.  Não há como tratar jovem a partir de uma “caixinha” dentro do governo e achar que assim resolverá todos os problemas e atender todas as necessidades que temos.
Na última Conferência Nacional de Juventude, realizada em 2008, a maior demanda foi emprego. Mas não podemos ver o emprego pelo emprego, temos que enxergar o que está por trás disso. Que o que o jovem quer na verdade é oportunidade, ser independente, ser protagonista de sua própria história e, levando em consideração que vivemos em uma sociedade capitalista, o jeito mais rápido de se conseguir isso, é tendo um emprego.
Portanto, a política pública de juventude deve se articular com todos os setores, mobilizar e conseguir dar a oportunidade do jovem ser ele mesmo, reconhecer em si o talento que ele desconhecia. Demonstrar que, apesar de novo, também possui a capacidade de ensinar, compartilhar seus próprios conhecimentos e, o mais importante, seus sonhos.
Justamente por ser novo e não estar cansado dos desafios impostos pela vida, nós temos uma força tremenda em buscar tornar possível o que todos dizem ser impossível, até porque ainda não sabemos se é impossível, isso só acontece depois de tentarmos e tentarmos de novo, já que a teimosia também faz parte daqueles que acreditam em algo com todo o seu coração.
Certa vez me disseram que um país onde todos tenham suas necessidades básicas atendidas é uma utopia.
Utopia, para mim, tem uma definição diferente da normalmente usada. Quando alguém me diz essa palavra, enxergo que na verdade o que ela quer dizer é “isso é muito difícil de acontecer, vai tomar muito tempo e eu não tenho força ou vontade para tentar fazer isso”.
Será que em algum momento na história aprendermos com culturas diferentes quando quisessemos foi uma Utopia? Hoje temos a internet que possibilita isso.
Será que nunca disseram que era impossível o homem voar, ou ainda mais impossível ir ao espaço?
Não importa o que é, se acreditamos ser possível, temos o dever de pelo menos tentar.
Assim, humildemente cito algumas características sobre o que é “ser jovem”. Como pode ver eu não respondi a pergunta, apenas pincelei algumas partes de uma resposta, aguardo que você reflita junto comigo e me ajude a chegar em uma.
Escrito enquanto ouvia Brand New Eyes ~ Paramore

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO